top of page
LOGO ARCH ODONTOLOGIA (EFEITOS 2D).png
  • Foto do escritorEquipe Arch Odontologia

Facetas de Porcelana e Lentes de Contato Dental



Facetas de porcelana

Diversas nomenclaturas são utilizadas para o mesmo procedimento: facetas laminadas, laminados cerâmicos, lentes de contato e facetas de porcelana. Porém, facetas de porcelana e lentes de contato dental diferem entre si na espessura do material.

Facetas laminadas de porcelana são peças personalizadas que o cirurgião dentista posiciona na face frontal dos dentes, obtendo um sorriso mais hamonioso e estético, corrigindo pequenos danos existentes. As peças são confecionadas manualmente, combinando diferentes cores de cerâmica que possibilitam dentes mais claros.

As facetas podem alterar de forma impressionante o sorriso do paciente, recuperando a beleza dos dentes naturais, aumentando a autoestima e a espontaneiadade do sorriso.

As lentes de contato dentais são facetas ultrafinas semelhantes a lâminas de porcelana de cerca de 0,3 mm de espessura, que são aplicadas sobre a superfície dos dentes. A vantagem deste tratamento é que o cirurgião dentista não precisa desgastar os dentes do paciente com brocas, ou o faz de forma minimamente invasiva, preservando ao máximo suas estruturas naturais.

Facetas são levemente mais grossas, possuem uma espessura maior de porcelana e são indicadas para:

-Realinhar dentes com curvaturas ou formas desfavoráveis

-Clarear dentes muito manchados ou amarelados

-Dar mais volume aos dentes pequenos

-Fechar espaços entre dentes

-Efetuar pequenas correções em sorrisos desalinhados, sem a necessidade de aparelhos

-Corrigir lascas e imperfeições

-Atenuar queixas estéticas

As lentes de contato dentais e facetas de porcelanas são confeccionadas por meio de um processo delicado de escultura, montagem e confecção laboratorial. Ambas são produzidas individualmente e utilizam a mesma técnica de cimentação (coladas ao dente), que obedece um principio de adesão à estrutura dentaria quase que em definitivo e muito resistente.

Ambas as técnicas exigem acompanhamento periódico. A durabilidade é considerada alta e dependente de cuidados de higiene do paciente.

bottom of page