top of page
LOGO ARCH ODONTOLOGIA (EFEITOS 2D).png
  • Foto do escritorEquipe Arch Odontologia

Planejamento Digital: rapidez e precisão na odontologia


O emprego da tecnologia proporciona consideráveis e importantes avanços na Odontologia. O uso de equipamentos modernos facilita e agiliza os tratamentos.

Elementos de porcelana tais como lentes de contato dental, facetas e coroas totais quando planejados via DSD (Digital Smile Design) e fabricados com o a tecnologia CAD/CAM, resultam em peças protéticas mais resistentes, com melhor adaptação e previsibilidade de tratamento.

O software, além disso, permite que o operador do sistema, seja o cirurgião-dentista ou um técnico em prótese dentária, faça o desenho virtual dos elementos necessários a reabilitação protética, reconfigurando forma e função com extrema acuidade e precisão.

A partir deste desenho guia, é possível evoluir para o desenho virtual final de reabilitações, facetas de porcelanas, coroas totais, inlays, onlays, prótese sobre implante, pilares personalizados, entre outras.

O termo CAD/CAM designa o desenho de uma estrutura protética em um computador (Computer Aided Design) seguido da sua confecção por uma máquina de fresagem (Computer Aided Manufacturing).

A técnica do CAD/CAM se baseia em três componentes fundamentais: sistema de leitura da preparação dentária (scanner), software de desenho da restauração indireta (CAD) e sistema de fresagem da estrutura da restauração. A ferramenta de digitalização (scanner) transforma a geometria real do dente humano em dados digitais que são processados pelo computador e o software transforma o conjunto de dados no produto desejado, a restauração indireta.

É preciso lembrar, porém, que os computadores não trabalham sozinhos. A alta previsibilidade técnica ainda depende de uma série de variáveis que vão desde um planejamento competente vindo do cirurgião-dentista especialista até o ajuste final da prótese na boca do paciente.

bottom of page