LOGO ARCH ODONTOLOGIA (EFEITOS 2D).png
  • Equipe Arch Odontologia

Halitose


Você escova sua língua? Sabia que a halitose (mau hálito), na maioria das vezes é causada por problemas bucais? É mito dizer que é causada pelo estômago.

São pouquíssimas as causas de halitose vindas de dentro do organismo (menos de 2% dos casos). Uma causa comum de halitose vinda de dentro do organismo são os longos intervalos em jejum que provocam a hipoglicemia (quem já fez regime para emagrecer sabe disso).


mau hálito

O “bafo matinal” com o qual a maioria das pessoas acorda não é halitose. Nem os cinco minutos de mau hálito que você tem depois de fazer uma refeição cheia de condimentos. A halitose é um cheiro persistente que não vai embora depois de escovar os dentes, passar fio dental e enxaguar a boca.

O mau hálito é um sintoma e não uma doença. A halitose pode isolar o seu portador do convívio social ou então fazer com que ele se retraia. É importante ressaltar que aproximadamente 85% dos casos têm origem bucal: cáries, problemas de gengiva, restaurações quebradas, dentes quebrados, próteses antigas e principalmente a presença de saburra lingual (placa bacteriana esbranquiçada, podendo ainda ter a coloração amarelada ou amarronzada, que se forma na parte posterior da língua).

Uma das causas mais comuns, que é uma causa indireta, é a diminuição da produção de saliva, ocasionada principalmente por stress, doenças ou remédios que a pessoa possa estar tomando e que diminuam a salivação como efeito collateral. Essa diminuição da quantidade de saliva favorece a formação de uma placa bacteriana (camada esbranquiçada presente na língua, amigdalas e dentes).

As bactérias se alimentam das proteínas presentes na placa bacteriana e nesse processo ocorre a liberação de enxofre, em forma de compostos voláteis, que são os gases que causam um hálito alterado e desagradável.

Agende uma consulta e melhore sua saúde bucal! Você vai ver como fica fácil se livrar do temido mau hálito.

#Escovação #MauHálito #SaburraLingual #Língua #PrótesesAntigas #Halitose