Você sabia que tabagismo pode provocar a perda de dentes?
Inúmeras pesquisas em todo o mundo já comprovaram que o tabagismo está diretamente relacionado à maioria das doenças da boca, inclusive ao carcinoma epidermóide, que é o principal tipo de câncer bucal.
Estudos evidenciam que quem fuma tem quatro vezes mais chances de contrair periodontite, doença que causa a destruição do osso que sustenta os dentes.
Isto porque o fumo aumenta a descamação da mucosa oral, provoca aquecimento da gengiva e inflamação do tecido, com consequente destruição do tecido ósseo, podendo resultar na perda total do dente.
O uso contínuo do cigarro é considerado um fator de alto risco para uma série de doenças orais. Toda forma de uso de tabaco é comprovadamente prejudicial à saúde do homem e especialmente da boca.
Dentre outros, os principais danos à boca causados pelo fumo estão o câncer bucal, a doença periodontal, halitose (mau hálito) e o manchamento da superfície dos dentes.
A doença periodontal é um processo inflamatório crônico da gengiva e/ou dos tecidos de suporte dos dentes, podendo levar à reabsorção óssea alveolar, ao aumento da mobilidade dental, à exposição das raízes e perda dos dentes.
Pesquisas afirmam que fumantes têm maior acúmulo de placa que não-fumantes e que as bactérias presentes nessa placa são mais agressivas, podendo causar formas mais graves de doença periodontal.
O grau desta doença periodontal está diretamente relacionado a frequência e número de cigarros consumidos.
Esteja atento a manifestações relacionadas ao uso do cigarro e consulte regularmente o seu dentista!
.
.
.
Arch Odontologia
Avenida Sete de Setembro 5739,
2º andar - Batel
Tel: 41 3022-2999
WhatsApp : +55 41 99277-0333
www.archodontologia.com
________________________________
Comments