O flúor é um elemento químico encontrado na natureza que tem a capacidade de fortalecer os dentes durante o processo de mineralização e assim torná-los mais resistentes contra um dos problemas bucais mais comuns: as cáries.
A recomendação do uso de dentifrício fluoretado para o controle de cárie é fortemente baseada em evidência de dezenas de resultados de estudos clínicos randomizados e controlados em comparação com a escovação usando dentifrício não fluoretado.
Também está baseada em evidência que, além do dentifrício ser fluoretado, ele precisa ter uma concentração mínima de fluoreto para ser obtido o máximo benefício anticárie. Essa concentração deve ser de pelo menos 1.000 ppm F (mg F/kg), para que tanto a dentição decídua como a permanente tenham o máximo benefício anticárie da escovação dental.
O flúor trabalha no processo de remineralização que ocorre naturalmente na boca. Além disso, possui efeito antienzimático e antimicrobiano, eliminando algumas bactérias e impedindo a multiplicação das mesmas
Os dentes passam por um processo constante de desmineralização e remineralização no esmalte o dente, que é a camada mais externa do elemento e responsável pela sua proteção. Contudo, o flúor ajuda nessa segunda etapa, de maneira que o dente se recupera mais rapidamente da perda de minerais. Portanto, o flúor evita que o dente fique mais exposto à ação de bactérias.
Dessa forma, pessoas que consomem água fluoretada e utilizam pasta de dente com flúor apresentam uma menor incidência de cáries ao longo da vida.
.
.
.
Arch Odontologia
Avenida Sete de Setembro 5739,
2º andar - Batel
Tel: 41 3022-2999
WhatsApp :+55 41 99277-0333
www.archodontologia.com
____________________________
Comments