top of page
LOGO ARCH ODONTOLOGIA (EFEITOS 2D).png
  • Foto do escritorEquipe Arch Odontologia

Como prevenir a perda de um implante?


A perda de um implante dentário pode ocorrer por diversos motivos, assim como um dente natural. Os implantes e dentes podem durar por muitos anos ou por toda a vida, porem a longevidade de ambos está diretamente relacionada a cuidados com a higiene bucal e visitas periódicas ao dentista. Existem inúmeras causas que podem levar a perda dos implantes dentários. As principais e mais comuns são:


1- Falta de higiene


Os implantes são dispositivos conectados à prótese, e apresentam maior retenção de placa bacteriana (biofilme). Dessa maneira, necessitam de maior tempo e dedicação para correta remoção dos resíduos alimentares. Regiões de implantes não higienizadas de forma adequada levam a uma inflamação da gengiva ao redor do implante, podendo levar a perda do implante se não tratada.


2- Trauma oclusal


A nossa oclusão está em constante mudança.

Os desgastes de dentes naturais são diferentes dos desgastes de uma prótese. Devido a esta mudança na mordida, o implante poderá receber mais carga na mastigação, ocorrendo assim, o trauma oclusal.


O trauma oclusal pode levar a perda óssea ao redor do implante e causar a perda do implante se não tratado. O trauma oclusal, acompanhado de hábitos parafuncionais, como o apertamento e bruxismo, pode acelerar a perda óssea ao redor do implante.


3- Implante dentário mal executado


Quando um implante é mal instalado devido tamanho, posição ou em pouca estrutura óssea, há uma maior possibilidade em perder o implante, pois ele pode não resistir as forças da mastigação.


4- Prótese sobre o implante com inadequada ou mal adaptada


A prótese mal elaborada, mal adaptada e mal ajustada poderá trazer inúmeros problemas, como: distribuição de carga inadequada durante a mastigação, dificuldade na higienização, dificuldade na mastigação, dores nas articulações, fadiga nas articulações, inflamações, infecções, mal hálito e muitos outros problemas que levarão a perda dos implantes dentários.


Todo tratamento realizado com implantes dentários necessitam de acompanhamento periódico com o dentista, para que possíveis problemas sejam diagnosticados de forma precoce, favorecendo assim o possível tratamento e garantindo maior longevidade dos mesmos.


.

.

.


Arch Odontologia

Avenida Sete de Setembro 5739,

2º andar - Batel

Tel: 41 3022-2999

WhatsApp : +55 41 99277-0333

www.archodontologia.com


________________________________


bottom of page