DENTES CURTOS E AS CAUSAS DO DESGASTE DENTÁRIO

Dentes amarelados e com alteração de forma, pontas transparentes e apresentando cada vez mais sensibilidade podem ser um sinal de que você está sofrendo com desgaste dentário

O esmalte dentário é o tecido mais forte do corpo humano, contudo, ele pode se desgastar com o tempo. Quando esse desgaste ocorre, os dentes se tornam vulneráveis, podendo sofrer diversos problemas e danos irreversíveis.

Os principais tipos de desgaste dentário são:

Abrasão

É o tipo mais comum de desgaste e ocorre devido ao atrito entre os dentes superiores e inferiores durante a mastigação. Embora alguma abrasão seja normal, em alguns casos ela pode levar a uma considerável perda da estrutura dental quando associada a hábitos nocivos, como escovação muito intensa, pastas de dente abrasivas, roer unhas, mascar tabaco ou morder tampas de canetas.

Corrosão

A corrosão , também conhecida como erosão, é causada por um processo químico, e pode estar associada a bactérias que danificam o esmalte dentário. O surgimento do problema também pode estar relacionado à uma dieta rica em ácidos, presentes em refrigerantes, vinagre, sucos cítricos, tomate, entre outros.

Sua causa também pode ter origem devido à exposição a secreções gástricas e, geralmente está associada a desordens alimentares como bulimia e anorexia ou alterações do organismo, como refluxo gástrico

Abfração

A abfração é causada pelo estresse oclusal acima do normal, ou seja, problemas de oclusão do dente. Essa pressão errada rompe os cristais do esmalte, facilitando o surgimento de erosão na área. O problema ocorre, normalmente, em somente um dente, e pode causar retração gengival, expondo a raiz e gerando hipersensibilidade.

A melhor forma de combater o desgaste do dente é por meio da prevenção e somente o cirurgião dentista poderá determinar qual o tratamento indicado para cada caso.

_________________________