As manchas aparecem em diferentes partes do dente e podem ser de dois tipos: internas ou externas. As internas ocorrem no interior dos tecidos dentais (esmalte e dentina) e costumam ter a coloração esbranquiçada. Elas têm causas diversas, como processo natural de envelhecimento, fluorose, traumas dentais, cáries, entre outros.
Já as manchas externas são resultado do contato com substâncias pigmentadas na superfície dental e surgem devido a alguns fatores como fumo, consumo em excesso de café e refrigerantes, ingestão de alimentos com corantes e até acúmulo de placa bacteriana.
Algumas pessoas podem apresentar dentes naturalmente amarelados ou escurecidos com o passar dos anos devido a uma maior deposição de dentina terciária e secundária. Outro motivo é o desgaste do que, por ficar mais fino, deixa transparecer mais intensamente a coloração da dentina, que é amarelada.
A boa notícia é que se as manchas estiverem na superfície dos dentes, elas provavelmente poderão ser removidas. Porém, o diagnóstico da causa de manchas nos dentes deve ser feito em consulta com o cirurgião dentista. Ele fará uma avaliação para identificar o que deixou os dentes manchados e indicará o melhor tratamento para solucionar o problema.
Facilmente encontramos na internet inúmeros métodos caseiros para eliminar manchas nos dentes, entre eles, o uso de bicarbonato de sódio, vinagre de maçã, suco de limão e óleo de coco, carvão ativado, por exemplo. Entretanto, essas substâncias, além de não terem o efeito desejado podem agravar o problema, pois são substâncias abrasivas e extremamente nocivas aos tecidos do dente.
Fuja de soluções milagrosas da Internet!!
.
.
.
Arch Odontologia
Avenida Sete de Setembro 5739,
2º andar - Batel
Tel: 41 3022-2999
WhatsApp : +55 41 99277-0333
www.archodontologia.com
________________________________
תגובות