top of page
LOGO ARCH ODONTOLOGIA (EFEITOS 2D).png
  • Foto do escritorEquipe Arch Odontologia

Qual a diferença entre: Placa bacteriana e Tártaro dentário?


O acúmulo de placa bacteriana e tártaro nos dentes é um problema comum entre os indivíduos.


Muitas pessoas podem confundir e pensar que se trata do mesmo problema, porém não é verdade.


A placa bacteriana é uma camada que se forma sobre qualquer superfície dura dentro da cavidade bucal, como dentes, facetas, aparelhos ortodônticos, dentre outros. O seu início se dá alguns minutos após a higienização.


Ela é composta por células descamadas, células de defesas e das bactérias que existem na cavidade oral. Quanto mais tempo passamos sem realizar higiene bucal, mais bactérias agressivas aos tecidos se multiplicam e se organizam. Quanto mais organizada esta placa, maior a chance de cáries, inflamações de gengiva e outros processos mais agressivos.


O tártaro é uma condição decorrente do acúmulo da placa. Ele também é conhecido como cálculo dental e é o resultado da mineralização, que ocorre com a ação da saliva e da placa bacteriana, que fica aderida às superfícies duras que estão dentro da cavidade oral.


Ou seja, a placa bacteriana, quando não eliminada corretamente com a higiene bucal, endurece e se torna o tártaro, que por sua vez só é possível ser eliminado com o auxilio de um dentista, em um procedimento chamado de raspagem.


.

.

.


Arch Odontologia

Avenida Sete de Setembro 5739,

2º andar - Batel

Tel: 41 3022-2999

WhatsApp : +55 41 99277-0333

www.archodontologia.com


________________________________


bottom of page