top of page
LOGO ARCH ODONTOLOGIA (EFEITOS 2D).png
  • Foto do escritorEquipe Arch Odontologia

Qual a melhor: Cerdas macias ou duras?


Escolher a escova dentária é uma tarefa das mais importantes, porque, embora esse objeto seja aparentemente simples, se mostra essencial a uma higiene eficiente e à proteção dos dentes e de toda a boca.


Os pacientes devem ter em mente, no entanto, que as cerdas são o principal componente da escova. Vamos as diferenças entre elas:


➡ Escova com cerdas macias:


É o modelo mais indicado, de forma geral, para crianças e adultos.


Ao contrário do que muitos pensam, adultos também devem optar pela escova macia. Com a cabeça menor, ela terá maior alcance na boca, facilitando uma higiene completa e mais suave, especialmente dos dentes posteriores.


➡ Escova com cerdas duras:


É um modelo indicado em poucos casos, já que costuma machucar mais, além de desgastar o esmalte dos dentes com maior facilidade, provocando sensibilidade, retração gengival, dores na escovação e até mesmo alterando a estética do sorriso.


Se você usa próteses ou dentadura, as escovas duras, maiores que as comuns, são mais indicadas para uma higiene adequada, já que se trata de estruturas rígidas, que acumulam restos de alimentos com facilidade.


➡ Em resumo:


A placa bacteriana que você remove durante a escovação não necessita de cerdas duras para ser removida.


A principal recomendação é utilizar escovas de cabeça pequena, cerdas macias, finas ou cônicas, e que tenham uma boa concentração de cerdas por tufo. As escovas com cerdas de pontas cônicas são tão eficientes quanto as escovas com milhares de cerdas. O que muda nestes casos é apenas a sensação que você tem ao escovar os seus dentes.


Normalmente, as escovas de cerdas médias e duras costumam maltratar a gengiva, fazendo com que ela fique lesionada, expondo até mesmo a raiz do dente em casos mais graves.


.

.

.


Arch Odontologia

Avenida Sete de Setembro 5739,

2º andar - Batel

Tel: 41 3022-2999

WhatsApp :+55 41 99277-0333

www.archodontologia.com


____________________________


bottom of page